Fotos: Bruno Concha/Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), entregou à população, na manhã desta quinta-feira (22), mais uma academia ao ar livre. Localizada na Avenida Centenário, em frente ao posto de gasolina na entrada do Calabar, a Academia Salvador Calabar é a sexta a ser inaugurada na cidade. Desde a inauguração da primeira unidade, no Dique do Tororó, em julho, até esta quarta-feira (22), já foram contabilizados mais de 21 mil atendimentos e mais de 27 mil agendamentos.
"Nós estamos entregando hoje a 6ª Academia Salvador, projeto que democratiza a prática esportiva, possibilitando que as pessoas tenham acesso à musculação, a um profissional de educação física para orientações sobre exercícios e utilização correta dos aparelhos. Além disso, há orientações nutricionais, pois entendemos que aqui não é apenas uma academia, é um equipamento de saúde preventiva. Quando as pessoas têm uma prática esportiva regular, com certeza a saúde está melhor, todos os aspectos da saúde, a socialização da população. Até o final do ano, entregaremos mais 14 academias", disse o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
O gestor reforça que as próximas unidades, já com as instalações adiantadas, estão localizadas na Ribeira, Boca do Rio, São Tomé de Paripe e São Caetano, e devem ser entregues nos próximos dias. "Cada academia tem a capacidade de atendimento de duas mil pessoas no mês. A avaliação até aqui é positiva, vemos que a população aderiu ao projeto. Além da musculação, tem também aulas coletivas, a exemplo de zumba, ritmo, boxe, kickboxing, como uma forma de socialização", completou.
O coordenador das Academias Salvador, Rafael Seara, lembra que a unidade Calabar, a priori, vai funcionar somente com aulas de musculação, mas com planos de ampliar para aulas coletivas a partir de setembro. "A gente vai sentir primeiro o comportamento do público nessas três primeiras semanas de aulas de musculação e, a partir daí, implementar as aulas de ritmos, yoga, funcional e boxe. A intenção é promover qualidade de vida, saúde, melhorando os marcadores de saúde, como pressão sanguínea, hipertensão, colesterol, triglicérides, glicemia, através dos exercícios e de graça, nos espaços públicos”, frisou.
Moradora da Mata Escura, a autônoma Vaulene da Conceição, de 53 anos, trabalha próximo à academia e aprovou o espaço. "Eu estou achando maravilhoso, estava precisando disso aqui no meu caminho para o trabalho. Eu vi a do Dique, mas lá é um pouco distante para mim e quando vi que estava instalando aqui, fiquei muito feliz. Saindo ou chegando ao trabalho já passo aqui para me exercitar. A saúde é fundamental, o bem-estar, tudo de bom. Faço caminhada, mas com a musculação, vai ficar melhor ainda. Estou precisando muito disso".
Aulas – Além das aulas coletivas, a Academia Salvador oferece gratuitamente aulas de musculação com instrutores capacitados e atendimento com nutricionistas. O local funciona de segunda a sábado, em horários programados e mediante agendamento. Além da Unidade Calabar, os soteropolitanos podem aproveitar as academias do Dique do Tororó, Imbuí, Cajazeiras, Itapuã e Mané Dendê.
Para participar das atividades, gratuitas, os interessados devem realizar o agendamento através do aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. As aulas, com duração de 50 minutos, têm capacidade pré-estabelecida de alunos. O espaço é monitorado 24h da Guarda Civil Municipal (GCM). Cada aluno pode reservar até duas aulas por dia, de diferentes modalidades, apresentando documento com foto para acesso.
Horário de funcionamento das unidades:
- Unidade Calabar:
Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h
Sábado: 6h às 10h
Domingo: 6h às 9h
- Unidade Itapuã:
Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h
Sábado: 6h às 10h
Domingo: Fechado
- Unidade Dique do Tororó:
Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h
Sábado: 6h às 10h
Domingo: 6h às 9h
- Unidade Cajazeiras:
Segunda a Sexta-feira: 6h às 10h; 17h às 21h
Sábado: 6h às 10h
Domingo: Fechado
- Unidade Mané Dendê:
Segunda a Sexta-feira: 6h às 10h; 17h às 21h
Sábado: 6h às 10h
Domingo: Fechado
- Unidade Imbuí:
Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h
Sábado: 6h às 10h
Domingo: 6h às 9h
Comentarios