top of page
  • Soteropolitano Notícias

Apenas 3% do público-alvo recebeu vacina contra influenza em Salvador


A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe. Em Salvador cerca de 200 mil pessoas já receberam doses do imunizante, o número corresponde a cerca de 3% do público-alvo na capital baiana. 


"O público alvo para Influenza chega perto de um milhão, mas para fim de analises de cobertura, estamos com 3% fazendo essa análise de 18 mil pessoas vacinadas. A gente vacina muito mais porque tem 17 grupos a serem vacinadas", explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos.


Diferente dos anos anteriores, a mobilização vai disponibilizar as doses para todos os públicos elegíveis de uma vez só, a iniciativa facilita o acesso ao imunizante, garantindo a proteção da população de forma rápida. A meta é imunizar 90% do grupo prioritário na capital baiana, que conta com mais de 933 mil pessoas.


A ideia da Secretaria Municipal de Saúde é reforçar a proteção no momento em que a vacina bivalente contra a Covid-19 também é ofertada. 

Segundo a prefeitura de Salvador, a dose da gripe em Salvador está disponível nas mais de 100 salas disponíveis do município de segunda à sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 17h.


Para otimizar a ida espontânea dos cidadãos aos postos de saúde, a SMS vai aplicar simultaneamente a vacina contra a gripe e bivalente contra a Covid-19 nos seguintes grupos: gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.


Os grupos convocados para receberem apenas a vacina contra a gripe são:

Crianças de seis meses a menores de seis anos; professores; pessoas com comorbidades; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e trabalhadores portuários.


As crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que serão vacinadas pela primeira vez contra influenza, vão ter o esquema com duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.


Já pequenos que já receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.

Para ter acesso a dose é preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, ou seja, relatório médico para o portador de doença crônica; contracheque ou crachá para que o trabalhador de saúde ou professor comprove que está na ativa; e certidão de nascimento para que a puérpera comprove que teve filho nos últimos 45 dias.


A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page