top of page
  • Soteropolitano Notícias

Após dois anos, baianos e turistas curtem Lavagem do Bonfim e movimento é tranquilo


Milhares de baianos e turistas participam nesta quinta-feira (12/01) da Lavagem do Bonfim após dois anos sem o evento religioso devido à pandemia da COVID-19. A festa acontece de forma muito mais tranquila que em anos anteriores. Na região do Centro Histórico de Salvador, por exemplo, há locais de zona azul vazios. No Elevador Lacerda, o movimento é grande, mas a fila anda.


Diversas autoridades, a exemplo do governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador Bruno Reis estiveram presente ao Ato Ecumênico, iniciado na Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu o cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim.


A festividade em homenagem ao Senhor do Bonfim é uma das manifestações populares mais emblemáticas de Salvador e volta a acontecer no seu formato tradicional.


A programação oficial religiosa da Lavagem do Bonfim contou com a saída da 8ª Caminhada ‘Lavagem de Corpo e Alma’, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.


A festa reúne fiéis, baianos e turistas há pelo menos dois séculos, numa profissão de fé ao Senhor do Bonfim, e conta com a presença de entidades que misturam o profano ao religioso, trazendo para o cortejo as manifestações populares e culturais da Bahia. São dezenas de bandas de percussão, sopro, samba, afoxé, instrumental e outras expressões artísticas. A chegada do cortejo à Basílica do Bonfim dá seguimento à festa, com a lavagem do adro e das escadarias de acesso à igreja, pelas baianas.


Fonte: Informe Bahiano

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page