top of page
  • Soteropolitano Notícias

Ação oferta exames gratuitos para diagnóstico de endometriose em Salvador


Foto: Divulgação/ABM

Mulheres entre 20 e 45 anos poderão fazer exames gratuitos para diagnóstico de endometriose, doença inflamatória crônica que afeta de 10% a 15% do público feminino em idade reprodutiva. O atendimento será no sábado (25), das 7h30 às 12h30, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), no bairro da Ondina.


Promovida pela ABM por ocasião do mês  mundial de conscientização da endometriose, a iniciativa vai contemplar 50 pessoas.


As interessadas devem comparecer à distribuição de senhas nesta sexta-feira (24), das 8h às 17h, na ABM. 


A endometriose acontece quando o tecido da camada interna do útero – que sai na menstruação –começa a crescer fora dele.


Segundo o Movimento Brasileiro de Conscientização da Endometriose (MovEndo), careca de 60% das mulheres inférteis na Bahia são portadoras da doença.


A enfermidadeque pode ser extremamente incapacitante, provoca cólicas menstruais severas, dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Também pode afetar a fertilidade da mulher.


Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, mais de 30% dos casos de endometriose levam à infertilidade. Com os tratamentos disponíveis atualmente, entretanto, é possível que uma mulher com endometriose engravide e leve a gestação até o fim ou engravide espontaneamente, conforme a associação.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page