Segundo o Ministério da Saúde, você deve mastigar cada porção do alimento pelo menos 30 vezes antes de engolir. Seguir esta orientação facilita a digestão e pode até mesmo prevenir doenças, mas faz o almoço ou o lanche ser mais demorado.
Segundo portal Extra, o nosso cérebro precisa de pelo menos 20 minutos para entender que estamos nos alimentando que já consumimos comida o suficiente. Quando comemos rápido demais, corremos o risco de ingerirmos mais do que o necessário. E a ingestão extra de alimentos está associado ao ganho de peso e à obesidade. E isso aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e aumento da gordura visceral.
Quando mastigamos bem, além de comermos mais devagar, isso ajuda o corpo a entender mais rápido que estamos em uma refeição. A mastigação aumenta a resposta dos hormônios reguladores do apetite, o que pode ajudar a manter um peso saudável.
Um estudo de 2017, realizado por cardiologistas da Universidade de Hiroshima, no Japão, descobriu que "comedores rápidos tinham quase o dobro de chances de desenvolver síndrome metabólica". Síndrome metabólica é a combinação de diabetes, pressão alta e obesidade. Além do mais, comer rápido foi associado a maior ganho de peso, cintura maior, nível mais elevado de açúcar no sangue e colesterol alto.
留言