top of page
  • Soteropolitano Notícias

Infectologista alerta para a importância de se vacinar antes do Carnaval


Foto: Prefeitura de Salvador

Com a proximidade do Carnaval de Salvador, a preocupação com a Covid-19 voltou a alarmar os órgão de Saúde da capital baiana e do estado, com o número de pessoas que ainda não se imunizaram com a quarta dose da vacina contra o vírus. 


Só em Salvador, apenas 50% da população compareceu aos postos para tomar a quarta dose.

Na Bahia, o número também é alarmante, uma vez que quase 12 milhões de pessoas tomaram a primeira dose, porém, apenas três milhões foram aos postos para tomar a última dose de reforço. 


Durante live realizada nesta quinta-feira (2) a infectologista Clarissa Cerqueira falou sobre a importância de estar imunizado. 


“As pessoas deixaram te ter medo, deixaram de se vacinar e não completam o esquema vacinal. Pensam que pelo fato de já terem contraído a Covid várias vezes não precisam se vacinar. Elas não enxergam mais gravidade da situação, mas esquecem que a doença só está controlada por causa da vacina, e sem se vacinar isso facilita a possibilidade de novas variantes surgirem”. 


A médica falou também sobre a possibilidade de o número de casos da doença aumentar após o período das festas. “Estamos falando de aglomeração com grande quantidade de pessoas e muita proximidade. Então isso facilita a circulação dos vírus, inclusive a Covid. Vai vir gente de outros estados, outros países, então é um local propício para a transmissão da doença”, afirmou.


A infectologista falou também que as pessoas já estão no limite do prazo para se vacinar e os anticorpos passarem a fazer efeito até o Carnaval. 

“A gente tá no limite. Em média são uns dez dias para a proteção de anticorpos após a vacina, então não é imediato. Quanto antes as pessoas forem se vacinar, melhor. Tem que correr pro posto e aproveitar para se vacinar com a gripe também”, disse Clarissa. 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page