top of page
  • Soteropolitano Notícias

Mais da metade da água potável não chega às residências em Salvador, diz estudo


Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Trata Brasil aponta que 57% da água potável de Salvador não chega às residências. O percentual é maior que a média nacional pesquisada, atualmente em 36%. A perda de água não deve ser confundida com desperdício, que ocorre quando os consumidores deixam uma torneira ligada por muito tempo. O estudo foi divulgado pelo portal g1.


O Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e nos recursos hídricos do país. O estudo é baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).


De acordo com a pesquisa, a perda de água em Salvador está acima da média nacional desde o início da série histórica, em 2010.


A menor perda registrada pelo Instituto foi em 2015, quando 46% de toda a água potável não chegou aos consumidores que arcaram com as contas. Desde 2016, o índice ficou acima de 51%.


Os dados

- Aproximadamente 879 litros não chegam diariamente a cada ligação de água de consumidores que arcam com contas mensalmente.


- Existem 1.048.358 ligações de água em Salvador.


A multiplicação entre os dois números leva à conclusão de que mais de 921,4 milhões de litros de água deixam de chegar pelas tubulações aos consumidores por furtos e problemas na rede.


A perda de água vai ao encontro do que é previsto pelo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020. Ela que o índice de perda de distribuição de água seja reduzido para 25% até 2033.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page