top of page
  • Soteropolitano Notícias

Por que Vini Jr. ainda deve 'jogo de Bola de Ouro' na seleção brasileira


Sobe a plaquinha aos 25 minutos do segundo tempo do frustrante empate em 0 a 0 com a Costa Rica: entra Savinho, sai Vini Jr. A substituição fez Neymar reagir incrédulo em um dos camarotes do SoFi Stadium, em Los Angeles. Era o fim de mais uma partida discretíssima do craque do Real Madrid pela seleção brasileira.

O que aconteceu

A estreia de Vini na Copa América foi ruim, longe de uma atuação digna de quem é favorito para a conquista da Bola de Ouro nessa temporada.



Trata-se de mais um jogo no qual ele enfrentou dificuldades. E tem sido assim, sobretudo em um período no qual a seleção não encontra um padrão tático e há mudanças de peças.

Desde a Copa 2022, houve três microciclos na seleção: Ramon Menezes, Fernando Diniz e agora com Dorival Júnior — isso entra na conta da CBF. Em nenhum deles, o Brasil, como conjunto, empolgou. Isso atrapalha pretensões individuais e Vini não decola com a camisa amarela. Diante de visões diferentes de futebol em tão pouco tempo, o atacante, assim como os demais, sofre para assimilar as ideias de forma rápida.


Contra a Costa Rica, Vini não finalizou uma vez sequer e perdeu a posse de bola 18 vezes. Dorival Júnior justificou que o atacante "estava muito bem marcado" e o melhor foi tirá-lo, para surpresa de Neymar, que estava em um camarote no estádio.


As atuações ruins ou medianas na seleção geram reflexo nos números. O craque tem três gols em 31 jogos e não marca desde o pênalti no amistoso contra Guiné, há um ano. O protagonismo recente foi na assistência para Endrick na vitória suada sobre o México.


Vini jogou onde gosta na estreia na Copa América: no lado esquerdo do ataque e com liberdade para se movimentar. Mesmo assim, pareceu não lidar bem com a responsabilidade de ser "o cara" e decepcionou novamente. O jogador sabe que os holofotes estão sobre ele e tenta lidar com naturalidade. Na prática, no entanto, a responsabilidade cobra seu preço.


Temos que melhorar, eu sei que devo melhorar, o que posso fazer pela nossa seleção, nosso país. Como eu falei antes, é um treinador novo, jogadores novos. Tudo requer tempo. Claro que a torcida quer resposta imediata, mas vamos pouco a pouco, no próximo jogo atuaremos melhor. Hoje entendemos melhor a competição, campo, árbitro e jogadores. Toda vez que entro em campo pela seleção tem três ou quatro para marcar.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page