Fotos: Betto Jr. / Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou o falecimento de um homem na manhã desta quarta-feira (27), após deslizamento de terra no bairro de Saramandaia em decorrência das fortes chuvas na capital baiana. O gestor está no local, acompanhado de toda a equipe do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, para acolher as famílias atingidas e garantir atendimento a elas junto à estrutura de assistência social da Prefeitura.
“Infelizmente, já temos a confirmação de um óbito na região da Rua da Horta. Estamos todos aqui lamentando a perda de um irmão soteropolitano por conta destas chuvas. Toda a equipe da Prefeitura está aqui, mobilizada, para atender aos moradores e aos familiares das vítimas. As equipes vão retirar os escombros e as buscas vão continuar até o final. Todas as famílias serão assistidas. A gente já preparou duas escolas aqui no bairro para servirem de abrigo provisório. Naturalmente, elas vão receber o Aluguel Social”, disse Bruno Reis.
Foram registradas duas ocorrências em Saramandaia, uma na Rua Amargosa e outra na região da Rua da Horta, ambas com deslizamentos de barrancos sobre casas. O prefeito confirmou ainda que outras três pessoas ficaram soterradas. Equipes da SAMU, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), da Defesa Civil de Salvador (Codesal), da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e maquinários de engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão desde cedo no local trabalhando na remoção de escombros para resgatar as demais vítimas.
“Graças a Deus, uma criança de seis anos já foi resgatada com vida (do deslizamento na Rua Amargosa). O Grupamento Aéreo (Graer) da PM está aqui e um helicóptero vai levar essa criança ao Hospital do Subúrbio. Outras duas pessoas já foram localizadas e vão sair, com fé em Deus, com vida dos escombros”, explicou Bruno Reis.
Agentes da Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre) estão em Saramandaia para acolher as famílias atingidas pela chuva. Equipes da Diretoria de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) também estão auxiliando nos trabalhos junto às equipes de resgate.
“Aqui na Saramandaia foi a região em que mais choveu na cidade. Já chegamos a um acumulado de chuvas de mais de 336mm. Era previsto para o mês inteiro de novembro 111mm. Portanto, tivemos um volume de chuvas três vezes maior”, completou o prefeito.
Alerta - O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pediu atenção da população à situação de alerta em Salvador devido às fortes chuvas. “Aqui tivemos um acumulado de chuvas muito expressivo, o que gerou uma situação que nos deixou consternados. O que a gente sempre preconiza e pede à população é que fique atenta nesse período. Muito tempo de chuva, chuvas intensas, então o solo já está encharcado. Qualquer situação diferente pode gerar uma ruptura”, pediu.
“A ruptura aqui foi de grande magnitude. Ela rompeu na altura da rua, da cota superior, e veio trazendo todo o material que estava lá em cima para essa região aqui debaixo de Saramandaia. Então, o sobrepeso do solo, com o solo encharcado, com as edificações e as vegetações, geraram essa ocorrência. E, como eu disse, a gente espera que, tal como a primeira criança, as demais vítimas saiam também com vida”, completou Sosthenes.
O prefeito garantiu que a região passará por obras emergenciais de contenção de encostas. “Essa área aqui vai passar por uma grande intervenção de engenharia. A Prefeitura já tem mapeadas todas as áreas de risco. Nós contratamos um sistema que as identificou e apresentou quais são as soluções de engenharia para cada área. Aqui, por exemplo, há um valor parametrizado em torno de R$11 milhões de cortina atirantada. Vou autorizar de imediato a finalização do projeto e dar início às obras de proteção de mais uma área na nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Comentarios