Em 2022, algumas notícias viralizaram na internet, personagens ganharam destaque e baianos acabaram se sentindo frustrados em um ano que começou difícil. Confira abaixo uma lista com quatro notícias que movimentaram o cenário da Bahia, Brasil e no mundo ao longo destes 12 meses.
Baianos se frustram com mais um ano sem Carnaval
Salvador e Carnaval são quase palavras sinônimas de tanto que estão associadas. É praticamente impossível falar da capital baiana sem destacar a maior festa de rua do mundo que ocorre na cidade.
Em 2022, os planos de soteropolitanos e turistas foram frustrados mais uma vez após a festa ser cancelada pelo segundo ano seguido devido à pandemia da Covid-19.
Diferentemente do que ocorreu em 2021, quando o país passava por restrições sanitárias, a suspensão da festa em 2022 provocou polêmica e debate em torno da possibilidade de mais um cancelamento da folia momesca.
A demora do poder público e representantes do segmento em definir a questão em meio ao cenário de novo avanço da doença ampliou essa expectativa. Sabe-se, porém, que uma festa com milhares de pessoas não será realizada sem que os casos e mortes provocados pela doença cessem a um patamar mínimo.
Para a alegria do folião, porém, a festa está confirmada: de 15 a 21 de fevereiro, turistas e baianos poderão matar a saudade do maior Carnaval do mundo.
Mendigo fica famoso da noite para o dia
O morador em situação de rua Givaldo Alves, 48 anos, virou celebridade instantânea na internet em março deste ano, após ser espancado por um homem que flagrou mantendo relações sexuais com sua esposa. Após repercussão do caso, a mulher alegou que teve um surto psicótico.
Em uma entrevista ao portal Metrópoles, Givaldo, que passou a ser chamado de “mendigo”, contou como o episódio aconteceu e foi bastante criticado pelo jeito que contou os fatos. Seu jeito ‘desenrolado’ de falar acabou chamando atenção das pessoas.
Não demorou para a vida de Givaldo ser investigada. Descobriram, entre outras coisas, que em 2005 ele já havia sido condenado por furto qualificado e extorsão mediante sequestro.
Celebridade na internet, o na época ex-mendigo apareceu dirigindo carros de luxo e posando para fotos ao lado de pessoas famosas. Sua conta no Instagram teve milhares de seguidores e ele chegou a ser cogitado para a carreira política.
Assim como teve um sucesso meteórico, no entanto, ele resolveu sumir das redes e voltar para às ruas , sem explicar muito bem o motivo da decisão.
Receba! Luva de Pedreiro vira sucesso mundial
De Quijingue para o mundo! O baiano Iran Ferreira se tornou sucesso em 2022 com os vídeos que postava na internet. Em campo de terra batida, o jovem postava seus belos gols e passou a ser criticado por algumas pessoas por usar uma luva comumente usada por quem trabalha em construção civil.
O baiano utilizou isso ao seu favor, e o personagem ‘Luva de Pedreiro’ ganhou a internet, tornando-se um dos influencers mais famosos do ano. E os números comprovam isso, já que Luva passou dos 20 milhões de seguidores no Instagram e TikTok. Ao todo, ele soma mais de 40 milhões de inscritos em suas plataformas.
Briga com empresário e novos rumos
Apesar do sucesso, não faltou problemas para o influencer baiano, que acusou seu antigo empresário de não repassar os valores que a imagem de Luva rendia. Contrato desfeito, ação na Justiça, e uma nova parceria com o ex-jogador de futsal Falcão voltou a impulsionar a fama do rapaz, que assinou novos contratos e deu uma vida nova para sua família.
Rússia invade a Ucrânia e deixa o mundo em alerta
No dia 24 de fevereiro a Rússia invadiu a Ucrânia, após uma escalada nas tensões iniciada poucos meses antes entre as duas nações. Entre as motivações que levaram a esse cenário no Leste Europeu estão a maior aproximação da Ucrânia com organizações como a Otan e a União Europeia. De lá até os dias atuais, cenas de terror passaram a fazer parte do noticiário mundial, com bombardeios incessantes que já deixaram mortos um sem-número de civis e destruíram cidades inteiras.
Fonte: VarelaNet
Comments