A Prefeitura de Salvador inicia a aplicação da vacina bivalente em pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades nesta segunda-feira (10).
Para receber a dose bivalente é necessário ser munícipe de Salvador e ter tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses, ou seja, até o dia 10 de dezembro de 2022.
A comprovação da comorbidade será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve apenas verbalizar qual patologia apresenta). A estratégia completa será divulgada ainda no domingo (9).
A comprovação da comorbidade será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação).
Entre os habilitados no novo grupo prioritário estão:
pneumopatias crônicas graves; diabetes mellitus; hipertensão arterial resistente, estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, além do estágio 3; insuficiência cardíaca; cor-pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.
A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância reforçar a proteção das pessoas com comorbidades. “Com essa nova etapa vamos garantir que as pessoas que são mais vulneráveis às formas graves da doença possam ter uma boa resposta imunológica com a introdução da bivalente. Essa dose protege contra o vírus original e as subvariantes da ômicron, que é uma das mais disseminadas pelo mundo”.
留言